terça-feira, 1 de julho de 2008

Opa

Tava sumidaço pacas daqui, e da minha vida digital... TCC, milhões de trabalhos...final de faculdade, sabe cumé?!

Mas, enfim... to passando aqui pra fazer um comentário, muito pessoal, sobre algumas coisas relacionadas a profissão de publicidade e propaganda.

Depois de quase 10 anos trabalhando em pp,design e criação eu percebo que hj em dia tem 3 grupos de profissionais de PP:

Tradicionais: os que pensam no anuncio, vt, insersão em midia o caramba a quatro. Eles tem o pé no chão, sabem que a agencia precisa gerar $$$ e a midia é oque sustenta eles e a todos da equipe.


Modernoso: Aquele que acha tv e jornal coisa do passado... "o lance é internet e cauda longa". Geralmente esse cara pensa em viral pra tudo, guerrilha pra isso, emboscada praquilo, blog praquele outro.
Eu percebo que esse tipo de profissional é muito mais empolgado na criação, muito mais "porra louca", porém as suas ações/ideias acabam muitas vezes sendo "nada a haver" pra marca, ou pro conceito que querem trabalhar, ou o publico que querem atingir.
PR stunt, esses termos idiotas(lembrem-se esse post é bem pessoal) de "guerrilha" e "emboscada", "viral", "mobile" estão cada vez mais presentes dentro das agencias e na boca dos novos e velhos profissionais, porém ning ta sabendo como usar isso direito, no Brasil.
Lá fora funfa mesmo? será que não é um pouco de empolgação demais tentar fazer isso aqui? será que esses profissionais não estão lendo blogs de publicidade demais?

e por fim o novo profissional que estou vendo surgir MUUUITO LENTAMENTE: O pensador.
Esse cara pensa como o consumidor, não pensa só na comunicação.
ele pensa no produto, na sua "utilidade", nas suas funções, entende o que esse produto ou serviço pode fazer pras pessoas e então pensa... veja bem eu disse PENSA...
Ele pensa, estuda, entende e então pensa como comunicar, porém ele não faz a criação propriamente dita, ele pensa no conceito, na utilidade e como comunicar, como atingir o publico, como envolver o publico, mas ele não faz as peças, nem produz nada, ele só pensa e aponta "isso pode ser uma solução, isso pode gerar isso, isso pode fazer com que aquilo funcione".

E o melhor, esse profissional não é publicitário e não trabalha na agência de PP.

Veja bem não estou defendendo ou criticando esses profissionais, tem ações que eles criam e são muito boas e funcionam muito bem, porém tenho visto mais "VAMO FAZE BARULHO" do que "bóóó que afude, como é que eu não PENSEI nisso antes" no nosso mercado.

Bom o resumo da opera é que to querendo dar um toque pra vcs...
PENSEM... pensem no produto, pensem como consumidores, não pensem em como aparecer na midia de graça ou coisas do tipo, isso é futilidade, pensem como se vocês fossem os consumidores do que irão comunicar.

Parém de ler os "anunciantes" dos anuncios e vejam o que eles querem comunicar, criem uma consciencia critica sobre as coisas, pensem se essas são as melhores maneiras de se fazer algo.
Pensem se "tal ação" serviu pra alguma coisa? pensem... pensem e pensem...

Senão vcs vão acabar sem emprego.

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