sexta-feira, 25 de abril de 2008

Aluguel de vídeos na Web

O mercado de locadoras online começa a esquentar motores.


O banco de dados de downloads contará inicialmente com nove mil títulos —10% do total de DVDs disponibilizados atualmente para o aluguel pelo site.No Brasil, o negócio começou há pouco mais de dois anos e está em crescimento. O VideoFlix foi um dos primeiros a começar com o sistema de locações online e briga para vencer a concorrência. O site Pipoca Online, por exemplo, teve crescimento de 70% na base de clientes em relação ao ano passado. Já a NetMovies, principal empresa do setor, pretende saltar de 500 mil locações em 2007 para 5 milhões em 2008. A empresa também planeja estrear no país, a partir do segundo semestre deste ano, o download de filmes pela Internet. Nos EUA, o serviço já é oferecido pela Apple e Amazon, por exemplo.


O funcionamento dos sites é praticamente o mesmo: o usuário assina um plano mensal que dá direito a um certo número de filmes por mês. Não há data para devolução dos filmes e, em alguns casos, nem limite de quantos DVDs podem ser requisitados. O sistema de entrega pelos correios, comum nos EUA, foi substituído, na maior parte das vezes, pelo uso de motoboys e entrega por carro. Você faz uma lista de quais filmes quer ver e, dependendo da disponibilidade de títulos, eles são entregues em sua casa em poucos dias (normalmente, em 24 horas). Assim, ao entregar um filme você recebe o próximo da lista.




Interessante, mas continuo achando que mesmo assim as locadoras de vídeo estão entrando na sua fase de decadência. Afinal, muito mais prático (apesar de ilegal) entrar em um site e baixar de uma vez o filme, e de graça.

Nenhum comentário:

Campanhas Digitais para Converse