Eu particularmente não conhecia o Ubuntu. É um software livre, estilo linux, distribuido pela empresa sul-africana Canonical. Hoje existem pelo menos 10 milhões de usuários desse sistema operacional. E parece que o pessoal gosta.
Imagem do desktop do Hardy Heron, nova versão do Ubuntu
No clicrbs tem uma entrevista com o gerente de negócios da empresa na América Latina. Abaixo a conversa por telefone:
Fábio Filho - Em primeiro lugar, essa versão (Ubuntu 8.04) vai ter garantia de suporte por parte da Canonical e das empresas parceiras a longo prazo – até 2011 para desktops e até 2013 para servidores. A versão 8.04 também vem com uma interface gráfica Gnome numa nova versão, muito mais rápida. Em termos de programas, ela é a primeira distribuição que vem com o Firefox 3. E ela traz também atualizações com relação ao cliente de e-mail e à acessibilidade. Algumas das ferramentas já vêm pré-configuradas, e os efeitos gráficos estão mais fáceis de usar. O Ubuntu é desenvolvido não só pelos parceiros da Canonical mas também pela comunidade open source. A Canonical seleciona, testa e implementa o melhor dos códigos de programa aberto no mundo. Cada vez que a gente lança uma versão, o Ubuntu está melhor preparado para novas tecnologias e com mais rapidez na solução de problemas.
clicRBS - O que faz do Ubuntu uma versão tão popular entre os usuários?
Fábio Filho - O Ubuntu tem um nível de adoção muito alto e um crescimento muito grande. Existe um foco da Canonical em ter um produto que seja de fácil utilização. As questões de compatibilidade de hardware são entendidas pela Canonical como fundamentais não só para os usuários finais mas também para os fabricantes de computadores. Além disso, você tem um produto rápido, seguro e fácil. A instalação através do live CD gera uma confiança ao instalar, utilizar e configurar. Além disso, a Canonical é a única empresa que disponibiliza previamente o que sairá no próximo Ubuntu. O usuário já sabe quando sairá uma versão nova a cada seis meses.
clicRBS - Como se pode obter o Ubuntu?
Fábio Filho - Temos o modo de envio que funciona no mundo inteiro. A pessoa pede pela internet e recebe o Ubuntu em algumas semanas na sua casa de graça. E você também pode baixar da rede.
clicRBS - Quantos usuários utilizam a distribuição atualmente?
Fábio Filho - É muito difícil ter esta noção. Em termos de download, há vários servidores no mundo inteiro, e o número de distribuições enviadas pelo site não reflete o número de usuários. O número exato é muito complicado. Mas o número não oficial gira em torno de 10 milhões de usuários.
clicRBS - Quando o Ubuntu chegará como pré-instalado em computadores brasileiros?
Fábio Filho - Em breve. A canonical está fazendo um trabalho grande no Brasil para que grandes fabricantes adotem o Ubuntu como programa pré-instalado. Algumas empresas no Brasil, como a Vostro, já têm a opção de ter o Ubuntu pré-instalado. E outras grandes empresas devem adotar essa medida. A Dell, por exemplo, já vende computadores com o Ubuntu no mundo inteiro, e deve fazer a parceria com o Brasil. Assim como estamos esperando uma parceria forte com a Intel, aqui no Brasil. Nós devemos ver isso por aqui em breve.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário