sexta-feira, 4 de abril de 2008

Hello Kitty: ícone japonês vira torradeira e até vibrador.



Criada em 1974, marca tem hoje mais de 22 mil produtos e fatura US$ 1 bilhão por ano.

Poucas marcas podem se gabar de ter adquirido um status verdadeiramente global. E nenhuma delas é tão rosa e fofa como Hello Kitty, a gatinha sem boca que se tornou um dos maiores símbolos da influência cultural japonesa sobre o resto do mundo, inclusive no Brasil. Segundo o site G1, a hoje internacionalmente famosa personagem foi criada em 1974 pela designer Yuko Shimizu, que trabalhava para a companhia Sanrio. A pedido do presidente da empresa, Shintaro Tsuji, os funcionários da empresa trabalharam em marcas que lembrassem animais. Desde a versão inicial, a gatinha não possui boca e seu rosto não expressa emoções, para que os consumidores possam "projetar nela seus próprios sentimentos", de acordo com os atuais designers da marca. Na época, Tsuji teria saudado o desenho com um nada amigável "não está tão ruim". Alguns anos depois, ela se tornou o símbolo máximo do estilo "kawaii" (fofo, numa tradução livre do japonês).
O começo foi modesto: O primeiro produto a exibir a felina foi um porta-moedas. Passadas três décadas, o faturamento da Sanrio com a marca ultrapassa US$ 1 bilhão por ano. No Brasil, embora existam produtos licenciados da Hello Kitty há quase 20 anos, foi aberta uma subsidiária da Sanrio apenas em 2000. Um ano depois, apareceu a primeira loja oficial da personagem. Hoje, já existem 26 delas, espalhadas por todo o país. — A Hello Kitty se tornou um ícone do Japão no país — disse a presidente da Sanrio do Brasil, Helvia Shanrei: — E se engana quem pensa que ela é apenas para garotinhas: vendemos para todos os sexos e idade.

Diversidade: Entre as centenas de itens disponíveis, estão bebedouros, máquinas para venda de chicletes e as populares chapinhas para cabelo. Um massageador de costas lançado no Japão logo passou a ser usado para outras finalidades devido a seu formato, digamos, anatômico. O "vibrador" virou febre e passou a ser vendido nas sex-shops do país, até ser retirado de circulação pela Sanrio, que não aprovou o novo uso da maquininha. Na parte de eletrodomésticos, a Sanrio lançou agora uma torradeira — "Com sete níveis de calor e um tostador de waffles que fazem guloseimas com a estampa da gatinha em suas fatias", segundo a Sanrio.

Um comentário:

Paula Jung disse...

Adorei!!! Eu quero essa torradeira.

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