quinta-feira, 17 de abril de 2008

Twitter ajuda a livrar estudante da prisão

James Karl Buck, estudante de jornalismo da universidade UC Berkeley, utilizou o serviço de microblog Twitter para pedir ajuda aos seus amigos após ser preso no Egito por fotografar uma exposição.
Segundo o site Blog Herald, quando a prisão aconteceu, no último dia 10, a polícia confiscou boa parte de seu equipamento. Entretanto, os policiais não imaginavam que por meio de uma mensagem de texto o estudante pudesse causar tamanha mobilização.
Pela integração entre celulares e o serviço, é possível mandar curtas mensagens que são publicadas em uma espécie de diário virtual. Buck enviou a palavra "ARRESTED" (na tradução, "PRESO"), que serviu de alerta aos seus amigos que logo viram que algo estava errado.
Cerca de 50 de seus "seguidores" no serviço, ou seja, contatos que aceitam receber as atualizações em seus próprios perfis ou telefones, entre eles americanos e ativistas egípcios, receberam a mensagem e agiram rapidamente contatando a faculdade, a embaixada americana e a imprensa.
No dia seguinte, o estudante enviou uma mensagem que dizia estar vivo e bem, embora ainda detido. A prisão foi resolvida momentos depois, quando foi solto com auxílio de um advogado contratado por sua universidade e do embaixador americano.
Buck agora se preocupa com seu amigo Mohammed Salah Ahmed Maree, que foi preso com ele e não teve a mesma sorte, mas que receberá seu apoio até que seja solto, conforme noticiou o site TechCrunch.
Agora se vc for preso, já sabe o que fazer ;D

2 comentários:

Laurinha disse...

Que bizarro isso. Mas que bom! Pelo menos a rede social serviu para algo util e nao apenas para bisbilhotar a vida alheia. Hehehehe! :P

Bruna disse...

Nossa.
É interessante e como disse a Laurinha o Twitter serviu para alguma coisa util, e eu que pensava que o Twitter não servia pra nada!!

Campanhas Digitais para Converse